Transcendental

P.: Como você vai escrever sobre coisas transcendentais num espaço que foi criado pra se falar de política?

R.: Quer política mais antiga que a luta do bem contra o mal e vice versa, incrivelmente relatada ainda no Velho Testamento?

Quem ignora a política em seu dia a dia ignora a própria existência! Ou a ilusão de "existir".

Mas aqui não se trata propriamente de política, mas sobre a verdade política em cada um de nós.

E essa é uma inquietação que me persegue ha anos, desde que, como eleitor de FHC, pode conhecer o trabalho do Lula como gestor. Depois que comecei notar as diferenças entre administrações, foi como se tudo o que eu conhecesse como o bem e o mal, o certo e o errado, mudassem de lado. Hoje a minha verdade é que o bem para o Brasil foi e está sendo esse projeto de 13 anos de governo. Quando pude comparar, decide meu lado! Ninguém conseguirá fazer com que eu mude de opinião, a não ser as condutas dos próprios Lula e Dilma. 

Mas ai tem um porém, e é nesse porém que reside minha inquietude: da mesma forma que ninguém conseguirá mudar minha opinião, eu também não conseguirei mudar a opinião de muitos, e aqui não me refiro a reaças miliantas e nem a analfabetos midiáticos.

Me refiro, como exemplo, a três pessoas que conheço muito, três pessoas que detém cada uma delas pelo menos 2 formaturas, que conhecem o mundo, tanto pelos livros como “In loco”, que podem ser tudo, menos preconceituosos e alienados. Três pessoas admiráveis, não só por mim, mas por todos os que os rodeiam. Três pessoas, que a exemplo do pai deles conhecessem e praticam um dos maiores ensinamentos: saber escutar. Enfim, três pessoas sensatas, amáveis, trabalhadoras, generosas e respeitosas, que claro, estão longe de serem santos, ao mesmo tempo que estão a anos luz de serem "coisos".  
Três pessoas que talvez nem saibam quem sejam Sardenberg, Reinaldo Azevedo, Faustão ou Datena & CIA. 

Essas três pessoas conheço muito bem, são meus irmãos!

Politicamente falando, a verdade dessas três pessoas que tanto amo e admiro, são completamente diversa da minha verdade. A verdade deles é clara e cristalina como a minha, e no entanto são opostas! Quem está com a verdade? 

É ai que entra, ao me ver, a parte transcendental da coisa: ninguém está com a verdade, ou seja, essa "verdade" que conhecemos SIMPLESMENTE NÃO EXISTE, é tudo uma ilusão, um sonho...ou pesadelo! 

Há mais de 50 anos, como um bom pisciano, inquieto e inconformado por natureza, sempre procurando explicações pra tudo, me deparei com um ensinamento que me aquietou: a Seicho-No-Ie. Primeiro com o Livro dos Jovens, do Mestre Masaharu Taniguchi, presente da querida e saudosa DONA Celina, mãe de um amigo do meu pai, que me salvou a vida. Segundo, com a Sutra Sagrada, que acabei "locutando" na integra numa produção de áudio que mentalizo sempre que posso e está me ajudando a compreender o sentido da VIDA e que pode ser ouvida abaixo.

Já notou que desde que o homem é homem, apesar de toda evolução, não evoluímos? Ficamos sempre na mesma em termos de relacionamento humano? Tanto no oriente quanto no ocidente é sempre a mesma ladainha: a luta pelo poder, pelo domínio, lutas entre tribos, estados e até religiões? Tudo em nome e pelo PODER! Nada muda e pelo o que assistimos, nada mudará, pelo contrário, se intensificará.

Pois é, a explicação mais aceitável que encontrei nesses 50 anos de buscas sobre a VERDADE foi me dada pela Sutra, e como disse um Monge Budista especializado em biologia molecular, Matthieu Ricard, na Folha de hoje (17/05): "Felicidade não se compra, mas se treina", eu vou tratar de buscar a minha, mentalizando e fazendo uma auto lavagem cerebral pra ver se desperto desse sonho, dessa ilusão!

Seria essa a Verdade que Jesus se referia quando disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ."?

Bem, a minha (hoje) é! 



Comentários

Postagens mais visitadas